O Eu e a Sociedade

                                         O Eu e a Sociedade

 

( Texto sugerido pelo  poema Cântico Negro)

 

Hoje em dia, com a preocupação que há com os direitos humanos e a liberdade de expressão, por parte dos governos e de muitas organizações internacionais, é fácil estar informado e ter uma opinião própria, embora nem sempre isso aconteça.

Efetivamente, um dos maiores obstáculos à liberdade de expressão é o facto de as pessoas não estarem devidamente informadas para poderem ter as suas próprias ideias porque não despertaram para o conhecimento do que se passa em seu redor. Vivemos numa sociedade cheia de pessoas que não pensam e com demasiados vendedores de opinião, como reparamos nos meios de comunicação social.

Por outro lado, há também um enorme controlo dos meios de comunicação por parte dos governos e empresas poderosas que visam proteger os seus interesses. Cabe-nos não tomar como verdade absoluta aquilo que lemos, vemos na televisão, ou ouvimos. Devemos saber distinguir factos de opiniões e filtrar a informação que nos chega, analisando aquilo em que devemos acreditar. Embora não vivamos a opressão que havia outrora, é possível ainda abafar as boas ideias daqueles que podem destronar certos padrões estabelecidos. Porém, se tivermos a capacidade de pensar com ideias inovadoras e gerar uma união de vozes poderemos afrontar quem está no poder. É o nosso discernimento que nos dá a segurança necessária para sermos autónomos e não nos deixarmos orientar por este ou aquele grupo. O seguidismo combate-se com a informação. As pessoas documentadas não se abandonam às influências.

Em síntese, na sociedade atual, a verdadeira autonomia resulta do pensamento e reflexão de cada indivíduo, sem que este se deixe influenciar cegamente.

 

José Pedro Pinto, nº16, 10º I.

 

 

N.B. – Texto com algumas alterações.

 

 

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: