João Tordo

João Tordo nasceu em Lisboa em 1975. Licenciou-se em Filosofia e estudou Jornalismo e Escrita Criativa em Londres e Nova Iorque. Em 2001, venceu o Prémio Jovens Criadores na categoria de Literatura. Publicou os romances O Livro dos Homens sem Luz  (2004); Hotel Memória  (2007); As Três Vidas (2008), que recebeu o Prémio Literário José Saramago e cuja edição brasileira foi, em 2011, finalista do Prémio Portugal Telecom; O Bom Inverno  (2010), finalista do prémio Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores e do Prémio Literário Fernando Namora e cuja tradução francesa integra as obras selecionadas para a 6.ª edição do Prémio Literário Europeu; e Anatomia dos Mártires  (2011), finalista do Prémio Literário Fernando Namora; O Ano Sabático (2013)
Os seus livros estão publicados em França, Itália, Brasil, Sérvia e Croácia. Trabalha como cronista, tradutor, guionista e formador em workshops de ficção.

 

A sessão divertidíssima com o João serviu, entre outras coisas, para conhecer o que está por detrás da criação das personagens dos seus romances. João gosta de pessoas complexas e, de preferência, com muitos defeitos, aproveita o que lhe interessa delas e transforma-as em personagens dos seus livros, acrescentando ficção q.b., o que lhe já valeu alguns dissabores com alguns amigos. Confessou que para se esquecer de algumas paixões, criou personagens muito idênticas às pessoas que lhe causaram um certo tipo de desgosto e “fez-lhes” na narrativa o que lhes queria fazer na vida real.

Depois deste momento hilariante, João “viajou” um pouco por todos os seus livros, dando a conhecer alguns aspetos curiosos de todos. Quando questionado sobre o livro que consideraria como sendo o melhor, João confessou que gosta de todos, mas tem uma preferência particular pelo último: “O Ano Sabático”, pois considera-o o livro mais maduro e pessoal. Imagem

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: