Liberta o abril que há em ti!

Foi mais uma vez muito bom participar numa sessão comemorativa do 25 de Abril. Tem sido recorrente por esta altura o meu envolvimento em iniciativas destinadas a festejar a Revolução dos Cravos. Desta vez voltou a acontecer na minha escola, onde colaborei com o Diretor da Biblioteca Escolar, o meu colega e amigo Sérgio Morais, na organização da sessão evocativa desta data fundamental da nossa história. Esta celebração de Abril deu-me também a oportunidade de voltar a trazer à Escola Secundária Carlos Amarante a fabulosa exposição fotográfica de José Delgado”25 Imagens de Abril”, que documenta a manifestação realizada em Braga no dia 26 de abril de 1974,tendo como ponto de partida o Liceu Nacional Sá de Miranda.

Falando agora da sessão realizada no auditório na manhã de 24 de Abril, penso que, independentemente do já habitual desinteresse e mau comportamento revelado por alguns dos alunos, foram atingidos todos os objetivos pretendidos, nomeadamente o de lhes sinalizar a importância de não deixar cair no esquecimento uma data importantíssima para a evolução do nosso país, lembrando-lhes como era o regime do qual nos libertámos e reiterando a ideia de que, por muito má que seja a situação que vivemos atualmente, vivemo-la em liberdade e temos o direito de nos manifestarmos e criticar publicamente aqueles que nos desgovernam e constantemente desvirtuam o espírito de Abril na sua ação política.

Tivemos dois excelentes convidados: o coronel Rui Guimarães e o Dr. Jorge Cruz. O coronel Rui Guimarães fez uma descrição muito completa das operações militares do 25 de Abril, designadamente as que tiveram a ver com a ocupação do quartel do Regimento de Infantaria 8,em Braga, fazendo também uma descrição muito pormenorizada da situação política e social que se vivia no nosso país e que o programa do MFA propunha alterar radicalmente, no sentido de se avançar para uma sociedade justa, livre e democrática.Finalmente,o nosso convidado não esqueceu a apreensão que sente perante as políticas atuais que, segundo ele, colocam em causa os princípios pelos quais os militares se bateram no 25 de Abril. O Dr. Jorge Cruz falou sobre a sua experiência de jornalista antes e depois de Abril, da censura, do lápis azul, da criatividade dos jornalistas na utilização de uma linguagem metafórica com o objetivo de iludirem a ação repressiva dos censores, da forma como alguns destes jornalistas tiveram, depois de Abril, dificuldades em escrever em liberdade; das novas pressões que asfixiam os jornalistas nos dias de hoje.

Antes dos nossos dois convidados, eu próprio tive oportunidade de partilhar a minha experiência de estudante finalista do Liceu Nacional Sá de Miranda, com dezassete anos e atividade política desde os quinze, integrado num grupo de ativistas estudantis, que organizava reuniões semiclandestinas, distribuía panfletos no liceu, em fábricas e noutros pontos da cidade, dedicando-se a ações de agitação política que chegaram a preocupar os poderes estabelecidos na nossa cidade. Concluí a minha intervenção com a leitura de um texto que documenta o meu testemunho pessoal da manifestação de 26 de Abril de 1974,retratada na exposição “25 imagens de Abril”, de José Delgado.

Houve ainda dois poemas de Manuel Alegre, lidos pela Sofia e pelo Rui, do 10º K, as questões colocadas pelo público, poucas e só de professores,e,uma surpresa final preparada pelo professor Sérgio Morais que pôs toda a gente a cantar “Grândola Vila Morena” abraçado ao parceiro do lado, sendo posta em prática, por alguns minutos, a fraternidade de que fala a canção do grande Zeca Afonso.

José Coimbra Barbosa

Braga,27 de Abril 2013

Imagem

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: