As Três Vidas

As 3 vidasMilhouse Pascal — o apelido não é indiferente — vive na Quinta do Tempo — uma também propositada metáfora — e é mentalista. Exactamente a meados da narração, feita por uma das principais personagens, percebe-se do que consta a actividade mental de Milhouse Pascal: com o auxílio de alucinogénios, cria «falhas, buracos negros na realidade», de modo a induzir em determinadas pessoas, criteriosamente escolhidas entre os inúmeros requerentes, o «estado gama» durante o qual se vislumbra o «caudal histórico dos acontecimentos, a simultaneidade de todas as coisas, o acesso a universos paralelos nos quais estamos, embora não saibamos».

As personagens, incluindo o narrador, passam, portanto, por múltiplas vivências que abrangem mistério, suspense, amor, escolhas, abandono, crime e castigo. Em Portugal, mas também em Nova York, nos anos 80, onde Camilla Milhouse Pascal, amada do narrador, habita um andar sobre a livraria «Three Lives Bookstore», ou, como ela diz, vive «em cima de três vidas», expressão polissémica que se aplica também às três personagens principais.

Porém, enquanto Camilla dedica a sua terceira vida à difícil e perigosa arte de andar na corda bamba, o narrador torna-se bibliotecário, casa, tem 2 filhas e, no final, encontramo-lo a tentar juntar os destroços das suas existências. Pascal morre a ler e, logo a seguir, um incêndio destrói a Quinta do Tempo e a sua comprometedora biblioteca.

Estas três personagens e outras mais são os agentes desta «fábula». Fábula da condição humana que a razão e as suas coordenadas, Tempo e Espaço, envolvem em mistério. E este chegará ao fim quando tiver que chegar, «nem mais cedo, nem mais tarde». Entenda-se com isto o que se quiser entender.

Adelaide Vaz de Carvalho

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: